9 de setembro de 2017

URUGUAI


E finalmente o post sobre o Uruguai que estava prometido!! Estava quase pronto mas com as férias deu-me a preguiça...Depois escreverei sobre a minha semana em Itália, mas agora o prometido é devido!

Este ano surgiu a oportunidade de ir passar uma semana ao Uruguai em Março e foi uma surpresa muito agradável. Fiz base na capital do país, Montevideo, e fui passar um dia a Punta del Este.

Montevideo é uma cidade muito simpática, virada para o Rio de La Plata, bastante segura e relativamente pequena apesar de nela viver cerca de metade da população do Uruguai, que é de quase 3 milhões e meio de habitantes.

Letreiro de Montevideo junto à Playa de Pocitos


A cidade está dividida em 62 bairros. Os que têm maior interesse turístico são os seguintes:


Centro – Nesta zona está localizada a Plaza de la Independencia, no limite com a Ciudad Vieja, onde se encontram vários pontos de interesse:

- Palácio Estevez, que já foi sede do governo e atualmente é o Museo de la Casa de Gobierno, onde se conta a história da presidência;
Palácio Estevez

- Palácio Salvo, prédio de 27 andares que em 1928, data da inauguração, foi considerado o edifício mais alto da América Sul e é um edifício emblemático de Montevideo;
Palácio Salvo

- Puerta da la Ciudadela, que era a porta de acesso à cidade, protegida por muralhas e canhões;
Puerta de la Ciudadela

- Estátua e Mausoléu de Artigas, que ficam mesmo no centro da praça. A estátua equestre homenageia o herói nacional, General José Artigas, que foi um dos responsáveis da luta pela independência em 1825. Por baixo da estátua está o mausoléu com a sua urna, que se pode visitar;
Estátua de Artigas

- Teatro Solís, inaugurado em 1856, é a casa de espetáculos mais importante do Uruguai e tem visitas guiadas.
Teatro Solis visto da Praça 


Ciudad Vieja – É o bairro onde a cidade de Montevideo se formou, em 1742, e onde estão os edifícios mais antigos, como a Catedral e o Cabildo (atualmente é um museu, mas era neste edifício que estava a sede do governo, a prisão, o tribunal penal e a polícia).

Saindo da Plaza de la Independencia, pela Puerta de la Ciudadela, chega-se à calle Sarandí, rua pedestre que atravessa a parte antiga da cidade. 
Sarandí

Nela se encontra o Museu Torres Garcia, que é considerado o mais importante artista uruguaio.
Mural de Torres Garcia


Na rua paralela, a Rincon, fica o Museu Andes 1972, sobre o famoso acidente de avião que se despenhou nos Andes, em 1972. Nós conhecemos um dos 16 sobreviventes, o Dr. Roberto Canessa, uma pessoa impressionante que nos contou um pouco desta horrível e maravilhosa história de sobrevivência.
Livro do Dr. Roberto Canessa sobre o acidente nos andes

Continuando a descer pela Peatonal Sarandí chega-se à Praça Matriz, ou Plaza Constituicion, onde encontramos a Catedral e o Cabildo, ambos de 1804. 
Catedral

Cabildo

Nesta praça muito simpática e cheia de árvores, costuma haver uma feira de antiguidades e velharias.
Plaza Matriz

Banca de velharias na Plaza Matriz

Daí, indo pela Ituzaingó até à calle 25 de Mayo, passa-se no Café Brasilero, o mais antigo da cidade, de 1877, e considerado um dos mais emblemáticos do mundo (como o Café Majestic no Porto, ou a Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro).
Café Brasilero

Descendo a calle 25 de Mayo, na esquina com a Calle Misiones, está o café Las Misiones, de 1907, que funciona como restaurante, facilmente reconhecível pela fachada de mosaicos verdes.
Café Las Misiones

Mais abaixo encontra-se a Plaza Zabala, que no centro tem um monumento com uma estátua de  bronze do fundador de Montevideo, Bruno Mauricio de Zabala.
Plaza Zabala

Finalmente chegamos ao Mercado del Puerto, um edifício de 1868 e que atualmente é um centro gastronómico importante na cidade. Está cheio de barzinhos e restaurantes e é um bom sítio para almoçar.
Mercado del Puerto

Interior do mercado

Na Ciudad Vieja é ótimo passear durante o dia, o bairro está cheio de turistas e lojinhas de rua, mas à noite as ruas estão vazias e nada acontece.
Rua da Ciudad Vieja

Punta Carretas é um bairro calmo, cheio de restaurantes e um bom sítio para encontrar hotel. Aí fica o maior centro comercial de Montevideo, o Punta Carretas Shopping, que era uma antiga prisão.
Punta Carretas Shopping

Pocitos fica junto a Punta Carretas, são ambos bairros ribeirinhos. É um ótimo sítio para ficar alojado, com a Playa de Pocitos mesmo em frente. Foi onde fiquei e pareceu-me uma boa localização. Dá para fazer passeios na Rambla (a avenida costeira), onde nos cruzamos com muitos uruguaios a correr ou a passear, e a praia fica mesmo ali.
Playa de Pocitos

Buceo fica entre Pocitos e Melvin, é uma zona de marina e também tem a playa de Buceo.
Buceo

Carrasco é o bairro “chique” de Montevideo, fica na extremidade leste da cidade, sendo assim o bairro mais distante do centro histórico, perto do Aeroporto. É um bairro residencial, com muito boas casas, lojas e restaurantes. É um lugar seguro para ficar, mas longe do centro.
Carrasco

Fora de Montevideo:
Punta Del Este fica a 120 Kms de Montevideo (1h30m de carro) e é a estância balnear por excelência dos uruguaios e argentinos. É aqui que o Rio de la Plata e o Oceano Atlântico se juntam e há praias de rio, como a Playa Mansa e praias de mar, como a Playa Brava.
Farol de Punta del Este

A famosa escultura Los Dedos, ou La Mano, ou Hombre Emergiendo a la Vida, fica na Parada 1 da Playa Brava, sempre cheia de turistas a tirar fotografias.
Los Dedos -  escultura de 1982

Esta zona é completamente sazonal, entre Dezembro e Fevereiro (verão) é época alta e torna-se um sítio cheio de pessoas e muito animado. No Inverno está quase tudo fechado e não há ninguém nas ruas. Fui em Março e ainda deu para aproveitar bastante. 
playa José Ignacio

Fizemos um passeio a cavalo pela praia, desde o Haras Godiva até  ao Parador La Huella

Haras Godiva

Os cavalos para o passeio

A caminho da praia

passeio até ao Parador

Almoçámos no restaurante de praia Parador La Huella, que é o máximo!
restaurante na praia

La Huella

o parador visto da praia

De regresso a Montevideo dá para passar em Punta Ballena e parar no Mirador ou visitar Casapueblo, o atelier/museu/hotel/restaurante do pintor Carlos Paez Vilaró e ver o pôr-do-sol.
Casapueblo vista de Punta Ballena


DICAS PRÁTICAS

COMO IR:
A forma mais fácil de voar de Lisboa para Montevideo é com a Iberia (codeshare British Airways), que faz só uma escala em Madrid, de 40 minutos. Confesso que achei que ia perder o voo em Madrid, sabendo que a partida era noutro terminal… mas miraculosamente apanhámos o avião e as malas chegaram ao destino!

À chegada apanhámos um táxi para o hotel, preço fixo e com desconto de 30% para o trajeto inverso, que usámos. Fomos ao balcão oficial de táxis no aeroporto e foi muito fácil.

ONDE FICAR:
Acho que a melhor zona para ficar alojado em Montevideo é entre Pocitos e Punta Carretas. Há muitos hotéis, de vários preços. Mas deixo aqui também outras opções, de sítios onde eu também gostaria de ficar.

Hyatt Centric Montevideo – o hotel foi inaugurado em 2016, e é muito bom! Foi onde fiquei e gostei muito, o quarto era enorme, no último andar e com vista para o Mar de la Plata (que na verdade é o rio) e praia de Pocitos. Os empregados são muito simpáticos e prestáveis. Fica em Pocitos, mesmo à frente do logo da cidade. É possível ir a pé até à cidade Vieja, mas são quase 5 kms… Fui sempre de uber ou táxi, barato e rápido.
fachada do hotel

aquarto

Frente ao rio

Vista do quarto

Vista do quarto para a praia de Pocitos

Esplendor Montevideo – A Wyndham Grand Hotel – fica a 500 metros do Punta Carretas Shopping, e também foi um hotel que me recomendaram.
Esplendor Hotel


Sofitel Montevideo Casino Carrasco & Spa – fica a 5 minutos do aeroporto, no bairro de Carrasco, e a 20 minutos de carro do centro de Montevideo. O edifício é muito bonito e os espaços comuns também. Os quartos não conheço, mas estão remodelados e modernos e os meus amigos uruguaios dizem que são bons. Fica perto da Rambla, e da zona de lojas de Carrasco, mas o principal problema para quem não tem carro é a distância do centro e da zona de restaurantes.
Sofitel Montevideo

Jantar numa sala do Sofitel


Belmont House – em Carrasco, um hotel mais pequeno que o Sofitel, pode ser uma boa alternativa para quem quiser um sítio sossegado.
Piscina do Belmont



ONDE COMER:

Mercado del Puerto – não se pode ir a Montevideo e não comer no Mercado, faz parte da experiência. Tem muitos restaurantes, bastante turísticos, onde se come sobretudo carne. É uma zona animada e vale a pena ir. 

Almocei lá num dia em que passeei pela Ciudad Vieja de manhã. Os pratos típicos são provoleta como entrada, queijo provolone grelhado na chapa, e a parrillada como prato principal, uma grande travessa com vários tipos de carne. A cerveja local chama-se Patricia e um Medio y Medio é um copo com metade de vinho e metade espumante. 
A preparar a parrillada

O restaurante mais conhecido é o El Palanque, mas quando fui estava muito cheio e comemos no El Pelegrino. A carne era boa e o atendimento simpático. Já li críticas negativas mas a nossa experiência foi boa.
El Pelegrino


Lavender Tea Room – restaurante para almoço ou lanche, fica em Carrasco e é um bom sítio para fazer uma pausa quando se vai às compras neste bairro. Fica num viveiro de plantas e é um sítio de comidas leves e chá da tarde. Muito frequentada por uruguaios, sobretudo mulheres.
Entrada do Lavender

Tona – adorei este restaurante do Chef uruguaio Hugo Soca! Foi uma dica da concierge do Hyatt Hotel e gostei tanto que fui lá duas vezes! 
Entrada do Tona

Bar

Sala

Fica em Pocitos/Punta Carretas, convém reservar, mas a comida é ótima, a decoração simples e elegante, e o Chef é super simpático! 
Gaspacho

Almôndegas com puré e ovo escalfado


Autografou-nos o seu livro de receitas que já ganhou o prémio “Best Latin America Cuisine Book” (Gourmand World Cookbook Awards 2013), e tirou fotografias connosco. Fiquei fã!
Livro de Receitas autografado

Hugo Soca e eu

Bodega Bouza – fica a poucos Kms de Montevideo, são aproximadamente 20 minutos de carro desde Pocitos, e tem um ótimo restaurante e provas de vinhos. A visita inclui o pequeno museu de carros clássicos, a adega e as vinhas, e reserva-se no site.
Prova de vinhos

Adega Bouza

Foc – em Punta Carretas, restaurante muito bom de comida uruguaia contemporânea. Dica de amigos uruguaios.
Sala do Foc

Plantado – restaurante do Hotel Hyatt Centric, tem uma decoração muito gira, que inclui uma oliveira plantada no centro, e comida boa.
Entrada do Plantado

Outros restaurantes que nos aconselharam: Francis, Rara Avis, Primuseum e Garcia.

ONDE COMPRAR:

Avenida Arocena e Paseo Rostand – Carrasco
Lojas Manos del Uruguay – há 5 lojas em Montevideo. A Manos del Uruguay é uma associação social sem fins lucrativos que dá trabalho a mulheres artesãs de zonas rurais do país. Elas desenham e fabricam roupas e acessórios em lã, linho e couro. 
Rambla


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Clima: Montevideo tem temperaturas baixas no Inverno (Junho a Setembro), com máximas de 15º e mínimas abaixo dos 10º. Na Primavera e Outono o tempo é ameno e o Verão (Dezembro a Março) é quente e húmido.
Playa de Pocitos

Moeda: Peso Uruguaio (1 peso= 0,029€)
Bandeira do Uruguai

Doce típico: alfajor, um doce tipo bolachas recheadas, o tradicional é recheado com doce de leite e pode ser coberto de chocolate mas há muitas outras variedades. 
Alfajor de dulce de leche

Para deslocações na cidade: Os táxis são antigos e muito baratos. Têm a tabela de preços afixada no vidro, não há confusão. Os Uber funcionam bastante bem, são baratos, normalmente são carros pequenos e os condutores são jovens.
Plaza Matriz

Para ir a Buenos Aires: há várias ligações possíveis, mas as mais fáceis são o avião e o ferry. A viagem de avião demora 45 minutos e há bastantes horários durante o dia. O ferry rápido da Buquebus, Francisco, demora 2h15m. Para as duas soluções convém comprar bilhetes com antecedência. Eu não o fiz e acabei por não conseguir ir e perdi a reserva de hotel em Buenos Aires…
Vendedor de gelados

Aeroporto de Carrasco – fica a 18kms de Pocitos e 24kms da Ciudad Vieja.
Frutaria na Ciudad Vieja

Dica importante: Foi prorrogada até 30 de Outubro a legislação que isenta de IVA os pagamentos de hotel e restaurantes feitos com cartão de débito ou crédito estrangeiro, ou seja, há um reembolso imediato de 18,5% pelo menos até 30 de Outubro deste ano.

ACTUALIZAÇÃO : O Governo uruguaio decidiu prolongar este benefício até Abril de 2018.

Street Art na Peatonal Sarandí



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Vou Ali e Já Venho. All rights reserved.
Blogger Templates by pipdig