27 de agosto de 2017

AMSTERDÃO E ARREDORES

Tinha pensado que o meu próximo post seria sobre o Uruguai, mas entretanto pediram-me dicas sobre Amsterdão para uma viagem na próxima semana. Então comecei a escrever, e não é que ficou rapidamente pronto o post sobre a Holanda?

Canal em Amsterdão

A Amsterdão já fui várias vezes, desde os meus tempos de inter rail até agora, e fica-me sempre uma vontade enorme de voltar. É uma cidade muito simpática, sempre com coisas para fazer. Há muito para ver, mas também é ótimo passear pelas ruas e canais, ou mesmo alugar uma bicicleta e partir à descoberta.

O país é pequeno, é fácil alugar carro e passear por toda a Holanda. Em Haia também já fiquei a dormir, mas nos outros sítios foram passeios de ida e volta, com base em Amsterdão ou Haia, que se fazem muito bem.


Passeios de bicicleta

ONDE FICAR

- IntercontinentalAmstel Hotel – onde fiquei da última vez que fui. Os quartos são ótimos, de estilo conservador, com uma vista fantástica sobre o rio Amstel. Não fica muito perto dos museus e da zona central, mas para quem não se importa de andar um bocado, esta é uma zona sossegada. O hotel é muito bonito, num edifício imponente sobre o Amstel.


Quarto no Amstel Hotel

Vista do quarto
Vista do quarto em dia cinzento


- Conservatorium Hotel – onde vou ficar na próxima visita. O hotel é lindo, num edifício tradicional por fora, mas de design moderno nas zonas comuns e quartos. Fica muito bem localizado, perto da Museumplein (praça dos museus) e do Vondelpark (o maior parque da cidade).


Conservatorium 

Hall do hotel

- Canal House Hotel – onde já fiquei algumas vezes, antes da remodelação. Fica num prédio típico holandês, num canal - Keizersgracht, e é um pequeno hotel boutique. Atualmente os 23 quartos foram modernizados, mas continua um hotel de charme.


Prédio do hotel

Jardim do hotel

-NH Collection Grand Hotel Krasnapolsky – nunca fiquei mas amigos que já estiveram alojados neste hotel dizem que tem uma boa relação qualidade/preço e a localização é muito central. (praça Dam/ Palácio Real).

Fachada do hotel na praça Dam

ACTUALIZAÇÂO
- Hotel Pulitzer Amsterdam -  recomendado por amigos que estiveram em Amsterdão há uns dias e adoraram tudo! A localização é ótima, num dos canais.

ONDE COMER

A maior parte destas dicas de restaurantes foram-me dadas por uma amiga holandesa, com muito bom gosto. Thank you Birgit!

Museumstraat 2, 1071 XX Amsterdam, 
Perto do Rijksmuseum, muito bom para almoçar ou jantar

Utrechtsestraat 141, 1017 VM Amsterdam
Simpático para beber qualquer coisa e jantar

Van Baerlestraat 27, 1071 AN Amsterdam
Tem dois restaurantes muito bons:
*Taiko* asiático, para jantar “em bom”
*Brasserie* para almoço ou jantar.
Taiko

Keizersgracht 384, 1016 GB Amsterdam
Simpático para almoçar ou jantar.

Professor Tulpplein 1, 1018 GX Amsterdam
O hotel é muito bonito e tem vista sobre o Amstel Canal. Dá para ir só lanchar, tomar um café ou beber uns copos, mas também tem um bom restaurante (e caro!) para jantar, o La Rive.

Pieter Cornelisz Hooftstraat 87A, 1071 BP Amsterdam
Sítio pequeno e simpático para pequeno-almoço, almoço ou só um café, se quiser passear pela rua das marcas de luxo (Hermés, Chanel, Tiffany, Tod’s…).

Hobbemastraat 1, 1071 XZ Amsterdam
(muito perto do Vondelpark e PC Hooftstraat)
Sushi/asiático 

Spuistraat 172, 1012 VT Amsterdam
Este restaurante é novo, mas disseram-me que é muito bom.
The Duchess

Willemsparkweg 163, 1071 GZ Amsterdam
Bom para almoço, perto do Vondelpark, num local onde os holandeses fazem compras e vivem. Tem lojas muito simpáticas.

Aambeeldstraat 36, 1021 KB Amsterdam
Um sítio muito giro, descontraído, com boa comida mas fora do centro. No verão é ótimo, tem mesmo uma praia!
The Hangar


ONDE IR

Rijksmuseum -   Jan Luykenstraat 1 
É talvez o museu mais conhecido, reúne uma enorme coleção de arte holandesa e europeia (séc. XVII a XX). É fantástico, foi renovado e tem obras imperdíveis, como A Ronda Noturna, o maior quadro de Rembrandt, e A Leiteira, de Vermeer.  Convém comprar bilhete online para evitar as filas.


A Ronda Noturna - Rembrandt

A Leiteira, - Vermeer

Van Gogh Museum -  Paulus Potterstraat, 7 
Coleção permanente de Van Gogh. Para quem gosta é essencial, tem obras das várias épocas e não é um museu muito grande, vê-se bem. Também aconselho comprar o bilhete online antes de ir.


Auto-Retrato com Chapéu de Palha, 1887

Casa de Anne Frank -  Prisengracht, 267
Há sempre uma fila enorme para entrar mas vale mesmo a pena. Recomendo não arriscar e comprar os bilhetes no site, é muito mais fácil.


Quarto de Anne Frank

Museu-Casa Rembrandt“Museum Het Rembrandthuis (Jodenbreestraat 4 )
A não perder! Trata-se da casa onde Rembrandt viveu e pintou, é do séc XVII e mostra bem como se vivia nessa altura. Aconselho a visita com audio-guia para não perder nada.
Casa Atelier Rembrandt

Vondelpark  - Enorme jardim, o maior de Amsterdão.
Vondelpark

De 9 Straatjes- São nove ruas pequenas, perpendiculares aos canais, muito engraçadas, cheias de pequenas lojas e prédios típicos. Também se encontram restaurantes simpáticos e trendy.


The Nine Streets - As Nove Ruas

Bloemenmarket -  Mercado das Flores –2ª a Sábado, das 9h às 17,30h, na Singel ( entre Koningsplein e Muntplein).
Tulipas no mercado

Nemo – Museu de Ciência e Tecnologia (Oosterdok 2), das 10h às 17h . É um museu de ciência completamente interativo. Muito divertido para as crianças.


Nemo
Begijnhof  - (Spui, entre nº 37 e 38) Pátio com a casa de madeira mais antiga de Amsterdão.

Begijnhof

Palácio Real – Pode ser visitado das 10h às 17h, excepto quando está a ser usado pelos reis, e fica no que eles chamam a praça central, Dam.


Palácio Real

Amsterdam Red Light Districtse fizer questão de conhecer, este bairro de Amsterdão está cheio de sex shops, “museus” de sexo, “meninas” nas montras… um bocado deprimente para o meu gosto, mas tirando isso é uma zona com muitas pessoas e não é perigoso. Faz parte do circuito turístico...

ACTUALIZAÇÂO
Moco Museum Modern Contemporary (Moco) Museum Amsterdam - quem for a Amsterdão até final de Outubro deste ano, ainda pode ver as exposições de Bansky e Salvador Dali neste museu, muito perto do Rijks.

ONDE COMPRAR:

Lojas de marca: ao longo das ruas P.C.Hoofstraat e Van Baerlestraat;
Centro Comercial: Magna Plaza (perto do palácio);
De Bijenkorf – tipo El Corte Inglês, muito famosa na Holanda;
Lojas mais turísticas: zona centro, em redor da Central Station, Nieuwendijk, Kalverstraat, Leidsestraat;
Lojas simpáticas: “The Nine Streets”
Kalverstraat


PASSEIOS NA CIDADE:

Com bom tempo, é giro alugar bicicletas.


Ruas sempre cheias de bicicletas


Passeios de barco – comprámos bilhetes de 24h (canal bus day pass) para passeios de barco nos canais e fizemos as rotas todas. Aproveitámos para ir aos museus mais longe, ao Nemo, Rijksmuseum, Van Gogh, etc. São “hop-on/hop-off” e partem da Estação central, onde se compram os bilhetes. Também há os Canal Cruises, mas nesses não se pode entrar e sair, é um passeio ao longo dos principais canais.

Canal Cruises

FORA DE AMSTERDÃO

- Passeio de 1 dia:
Zaanse Schans – não há sítio melhor para ver os moinhos! Fiz numa manhã o passeio por esta aldeia declarada património mundial pela UNESCO, com casas de madeira verde típicas da Holanda e moinhos. É um verdadeiro museu ao ar livre, e a apenas 20 kms de carro de Amsterdão. Se preferir, há autocarro e comboio até lá. É imperdível!!!
Moinhos em Zaanse Schans


Dentro do moinho

Mais moinhos

Volendam – a apenas 23 kms de Zaanse Schans, fica esta famosa vila de pescadores. Aproveitei para almoçar por lá, visitei uma fábrica de queijos e passeei pelas ruas típicas. Daqui dá para fazer um passeio de barco até à antiga ilha de Marken, mas optei por continuar de carro.


Fábrica de queijos em Volendam

Explicações sobre o processo de fabrico

Os queijos

As ruas de Volendam

Marken - fica a 16 kms de Voledam, de carro, o que é possível fazer desde que foi construído um dique que liga o continente à ilha, que a tornou uma península. Em Marken fiz um passeio pela histórica vila, onde é fácil encontrar pessoas vestidas com os trajes tradicionais holandeses, e por fim fui visitar uma fábrica de socas de madeira, Klompenmakerij.


Casas de madeira em Marken

Marken

Casa decorada com socas de madeira

Na fábrica de socas, explicação sobre o fabrico

Interior da fábrica, que também vende as socas

- Haia (56km de Amsterdão)
Madurodam - Parque que representa toda a Holanda em miniatura. Fantástico!








Scheveningen - a praia deles...


Scheveningen Pier
Dizem que no verão é assim

Mauritshuis - museu em Haia, onde está o famoso quadro de Vermeer “Rapariga com brinco de pérola”, e várias obras importantes de Rembrandt e Peter Paul Rubens.


Mauritshuis

- Alkmaar( 40km NO de Amsterdão)
Cidade antiga, com famoso mercado de queijo. A primeira feira de queijos em Alkmaar foi no ano de 1593, e é sempre feita no mesmo lugar, na Waagplein (praça da balança). O mercado acontece entre Abril e Setembro (em 2017 começou a partir de 31 de março e vai até 29 de setembro), todas as sextas-feiras das 10h às 13h. Novidade em 2017 foram os mercados noturnos em dias marcados, das 19h às 21h. O último será dia 29 de agosto.


Mercado de queijo em Alkmaar

- Haarlem (20km de Amsterdão) uma das cidades mais fotografadas da Holanda, com imensos edifícios históricos e museus.
Haarlem

- Campos de Bolbos – entre Haarlem e Leiden. O maior e mais famoso jardim de túlipas é o Keukenhof, que só está aberto de Março a Maio. É lindíssimo! 


Keukenhof

- Delft (50Km SO Amsterdão) conhecida pela faiança azul e branca.


Loiça de Delft

E agora, que tal um fim de semana pela Holanda? Depois digam o que acharam!



Amsterdão


Marken


Zaanse Schans




SHARE:
© Vou Ali e Já Venho. All rights reserved.
Blogger Templates by pipdig